29 de outubro de 2009

Dia Nacional do Livro

Foi realizada em nossa escola nos dias 20 a 23 de outubro de 2009 a comemoração ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro). Tivemos a apresentação da peça de teatro “O terno que sumiu dos olhos do rei” peça e livro produzidos por um grupo de alunos do 6º ano (sala 11) sob a coordenação da professora Raquel de Castro; apresentação de vídeos educativos sobre os cuidados com os livros, maneiras de como comportar-se em uma biblioteca e campanhas de incentivo à leitura. Tivemos também exposição de trabalhos e cartazes sobre o assunto.
A Escola em seus três turnos pôde assistir aos vídeos.
É importante lembrar que o estímulo à leitura começa em casa desde os primeiros anos de vida. Porém adultos também devem ser incentivados a viajar pelo mundo da imaginação.
A biblioteca de nossa escola tem recebido alunos para pesquisas, leitura, empréstimo de livros literários e tem sido bastante freqüentada nos últimos anos.
Esperamos poder contribuir cada vez mais para o melhor desempenho de nossos alunos em todos os níveis de suas vidas. Contamos também com o incentivo e apoio dos professores que devem ser exemplo para eles com a leitura.
Grande abraço,
Professoras Ana Maria, Eliane e Florisbela.

23 de outubro de 2009

Equinodermos

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, portanto, são desconhecidos por muitos alunos. Para se ter uma idéia de como são esses animais, alunos dos 7º anos do turno tarde, confeccionaram alguns equinodermos utilizando massinha de modelar.
Esse trabalho foi realizado sob a orientação da professora Patrícia Soares.
( Laboratório de Ciências – tarde )

20 de outubro de 2009

Trabalho de Campo

A professora solange Pinto Gonçalves, após aula expositiva das relações trigonométricas do triângulo retângulo, levou seus alunos do 9º ano ao pátio da escola para aplicarem o conteúdo através da prática. Eles utilizaram esquadro, trena, fita métrica e caneta lazer para identificarem as medidas possíveis na identificação dos termos que seriam utilizados de acordo com suas necessidades. A aula que seria metódica e cansativa, tornou-se criativa e investigativa. Veja as fotos!

15 de outubro de 2009

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o "Dia Nacional do Livro" por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. Para comemorar essa data fique atento a programação da nossa Biblioteca.



Programação:
20 a 23 de Outubro de 2009 (manhã e tarde)
Apresentação de teatro de fantoches
Apresentação do DVD de Crônicas Animadas
Vídeos educativos
Exposição de trabalhos

8 de outubro de 2009

Herbário

"A montagem do herbário foi um trabalho realizado com coleta de plantas e as suas partes desidratadas, com a finalidade de descrever suas funções, sua importância para os seres vivos e para o meio ambiente."

Trabalho realizado com as turmas do 7º ano, sob orientação das professoras Sandra Vidal e Juliane Cristina R. Borges ( Ciências) e Ruth Rezende M.Alexandre (Laboratório de Ciências)

6 de outubro de 2009

O Papel das Veredas na Manutenção dos Mananciais

No mês de setembro, as turmas do 9º ano realizaram uma visita a Estação de Tratamento de Água (DMAE), sob a coordenação da professora de ciências Luciana de Souza Barbosa. O objetivo do trabalho foi sensibilizar os alunos para a importância de se preservar as áreas de veredas levando em conta seu valor ecológico, hidrológico e paisagístico, bem como o desperdício de água em um projeto interdisciplinar aliando o conteúdo de química da água à ecologia e meio ambiente partindo de situações contextualizadas para os alunos.
O trabalho teve como métodos a abordagem da degradação das veredas conhecendo inicialmente os processos de tratamento de água dos mananciais até nossas casas. O segundo passo consistiu em diagnosticar os problemas ambientais de uma vereda degradada próxima a escola - o "Bosque Municipal Jatobá". Realizou-se testes para determinação do pH da água, temperatura, oxigênio dissolvido, comparação do solo de veredas para analisar a retenção de água, pesquisa da vegetação desse ambiente e animais que visitam ou vivem na área e opinião da população do entorno sobre a função e importância do bosque.