30 de novembro de 2009

IV Painel de Dança do Jacy de Assis

No dia 28/11 às 17:00 horas, na E.M.P.Jacy de Assis aconteceu a 4ª edição do Painel de Danças sob a coordenação da professora de Educação Física Michelle Vieira, com a apresentação das turmas dos 8º e 9º anos.
A apresentação foi aberta a comunidade escolar, onde pais e amigos puderam prestigiar o trabalho dos alunos realizado nesse semestre na disciplina de Educação Física.
Colaboração: Michelle Vieira

27 de novembro de 2009

Mestres na Escola

A professora Juliane Cristina do Nascimento participou do curso Mestres na Escola, realizado no Cemepe, nos meses de maio a agosto. Durante o curso, ela assistiu palestras sobre a Congada, a Folia de Reis e a Tecelagem. Ao final das aulas cada cursista elegeu um tema para desenvolver em sua escola. A professora Juliane escolheu trabalhar com a Tecelagem relacionada à Literatura. Para auxiliar na compreensão do tema, Dona Zamita, tradicional tecelã da cidade veio à escola, conversou com os alunos(as)e trouxe parte de seu material de trabalho: algodão, cardadeiras e um pequeno tear. Tanto os alunos quanto os funcionários se encantaram com a visita que aconteceu no último dia 25.
Trabalho desenvolvido com alunos do 7º Ano.

Colaboração: Juliane Cristina do Nascimento

Halloween

O Halloween é comemorado nos Estados Unidos no dia 31 de Outubro . Onde as noites festivas são regadas a bruxas, fantasmas, monstros e vampiros. É um costume bem interessante o qual sabemos muito bem ultrapassa os limites das guloseimas chegando a grandes travessuras.
Aqui na Escola M. P. Jacy de Assis, nos fartamos em ver assombrando o nosso palco em um desfile inusitado, bruxas e monstros onde tivemos como vencedores os alunos:
1º Vanessa – sala 16
2º Mateus - sala 10
3º Artur - sala 10
4º Milena - sala 13
Foi uma atividade bem interessante onde os alunos do 6º e 7º ano se envolveram juntamente com a professora de Inglês.

Aguardem , vem aí :
A final do “SPELLING” , turno tarde.
Adriana Lima



O turno da manhã, juntamente com a professora Michelle Vieira (Educação Física) também participou do Halloween. Confira:

Tabuada Divertida

O Campeonato Tabuada Divertida II, realizado através da parceria
do Conselho Municipal de Educação, CEMEPE, Coordenação de área
de Matemática, Núcleo de Tecnologia e Educação e professoras de
informática Educativa, foi um sucesso!
Participaram deste, 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental,
com o envolvimento de mais de 10 mil alunos do 5º ao 9º ano. O Jacy de Assis marcou presença com a participação dos alunos: Aline Alves Martins Silva, Eduardo Sousa Araújo e Sarah Ruas que não ganharam medalhas mas ficaram entre os melhores de toda a rede municipal. Para nós eles são campeões!
Parabenizamos as professoras Adriana Tassinari (Matemática), Eliane e Heles (Informática Educativa) que apoiaram o projeto e já pensam no campeonato para o próximo ano.
Saiba mais clicando aqui.

26 de novembro de 2009

Gincana Inglesa - Fotos

Veja as fotos da galera que participou das primeiras provas da 1ª Gincana Inglesa, realizadas na quadra da escola.

Destaques


Foi lançado no último dia 20/11/09 às 20 horas na Padaria Nosso Pão,situado na Av. Francisco Galassi, a 1ª edição do tablóide Uber-Literário. Trata-se de uma coleção de textos de vários autores organizada por JB Guimarães. Na coluna preto & branco desta 1ª edição foi destaque a nossa diretora: Izabel Cristina dos Santos e a nossa vice-diretora: Maria Angélica de Fátima Chagas Guimarães.
" O breve currículo de ambas é quase que um "copiar colar". Um verdadeiro branco no preto. Um verdadeiro preto no branco.
Izabel é afro-descendente,Angélica é descendente de italianos. "A vida é esta: descer Bahia e subir Floresta", disse certa vez o poeta. E tanto subiram a Rua Princesa Izabel e tanto desceram a Rua Quinze de novembro que um dia foram se encontrar numa escola do bairro Laranjeiras.Izabel, antes professora primária e supervisora, hoje é diretora. Angélica, antes professora primária e bibliotecária, hoje é uma das vices-diretoras. Na intimidade administrativa uma se diz "banda", a outra se diz "bandinha". No rigor, Izabel, Angélica, Márcia e Hortência, centradas nas diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, dirigem a Escola Municipal Professor Jacy de Assis com a participação dos pais de alunos e da comunidade, promovendo a ordem, a disciplina e o zelo para com o bem público." JB Guimarães
Extraído: Uber-Literário, Ano 1 Nº1 Novembro/2009

25 de novembro de 2009

Feira Culinária - Doces Sabores

Aconteceu no dia 21/11 a Feira Culinária Doces Sabores. Quem compareceu saboreou as delícias culinárias preparadas pelos alunos do EJA, PMEA e pelos funcionários envolvidos no projeto. Confira o projeto na íntegra e os bastidores.

Fotos do evento:

20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra



Trabalho realizado pelas turmas dos 6º e 7º anos para o Dia da Consciência Negra.
Este trabalho visou contribuir para a conscientização que todos têm direitos iguais independente de cor, raça, etnia, religião ou origem. Para isso discutimos a lei nº. 7.716, de 05 de janeiro de 1989 utilizando material da COAFRO (Coordenadoria Afro Racial).
Após debate sobre o assunto, os alunos apresentaram trabalhos escritos sobre a cultura africana e sua importância para a formação do povo brasileiro além de desenhos combatendo o racismo, o preconceito e promovendo a igualdade racial.
Professora: Andressa Sodré Borges.

Visita a Reserva Ambiental Jacob

As professoras Joana D'arc dos Santos, Luciana Souza Barbosa e Solange Pinto Gonçalves, com o apoio da Direção, organizaram e acompanharam os alunos em visita à Reserva Ambiental Jacob ( município de Nova Ponte).
O Objetivo da visita foi de proporcionar aos alunos uma vivência ambiental com o ecossistema de Cerrado e suas paisagens e conhecer os processos ambientais envolvidos na geração de energia e através deste criar uma sensibilidade ambiental.
Os alunos foram recebidos e orientados em uma palestra e nas trilhas pela Bióloga da Cemig - Oneida.
O passeio nas trilhas foi de conhecimento, muita diversão e deslumbramento de paisagens lindas, como cachoeiras e matas.

18 de novembro de 2009

Ninguém é igual a Ninguém


13 de novembro de 2009

Feira Culinária


11 de novembro de 2009

1ª Gincana Inglesa



Atenção turmas do 6º ao 9º Anos! Organizem-se para participar da 1ª Gincana Inglesa!
As professoras Fabiana Freitas e Sandra Raquel já lançaram as tarefas. Fiquem atentos às datas:
Para 17/11 (Terça-feira)
1 - Trazer o maior número de animais em miniatura, com seus respectivos nomes colados em inglês.
2 - Trazer o maior número de camisetas com frases ou palavras escritas em inglês.
3 - Apresentar em folha separada o Hino da Inglaterra e dos EUA.
4 - Apresentar em folha separada 15 frases, usando o verbo To Be com tradução ( frases afirmativas, negativas ou interrogativas).
5 - Trazer o maior número de rótulos que contenham palavras em inglês.
6 - Providenciar uma receita típica do país que está representando, escrever em inglês com tradução.

Para 25/11 (Quarta-feira)
7 - Redigir uma redação em português (tema Livre) com palavras estrangeiras ( em inglês). Ganha a redação mais original e com o maior número de palavras em inglês (Formatação: mínimo 25 linhas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5).
8 - Trazer em cartaz o significado das siglas abaixo ( em inglês):
FBI, AIDS, SOS, ONG, SPS, USA, CIA, DVD, CD ROM, U2, RPG, MBA, CNA, BMW, VIP, AM, PM, AD, AC, NASA, UFO, IBM.

Para 04/12 (Sexta-feira)
9 - Ornamentar a sala de aula e sua proximidade com tema de Natal.
10 - Montagem de um jornal em português onde tenham curiosidades sobre o país que o grupo está representando.
11 - Pesquisar sobre o país que o grupo está representando; fazer uma breve apresentação: localização geográfica, capital, nacionalidade, sistema de governo, bandeira, mapa do país, nome do chefe de governo e/ou estado, etc.

Observações:
Será avaliada a organização e disciplina durante o período do evento.
As provas deverão ser entregues pelo representante ou vice, somente nos módulos das professoras Fabiana e Sandra ( Terça-feira: 5º horário; quarta-feira: 4º horário; sexta-feira: 4º horário)
Cada prova possui o valor de 10 pontos.
Nos dia 18,19 e 20 algumas provas serão realizadas na quadra da escola. Dica: estudar em inglês os tópicos: cores, números, verbos, adjetivos, etc.

Boa sorte e uma excelente Gincana Inglesa!!!

5 de novembro de 2009

Aplicação da Trigonometria no dia a dia


"A Natureza está escrita em linguagem matemática" (Galileu)
A Trigonometria é um dos ramos mais antigos e mais versáteis da Matemática. Surgiu, essencialmente para resolver problemas de astronomia. O seu principal fundador foi Hiparco, astrônomo grego, que nasceu em 1600 a.C..Desde esta data, a trigonometria ajudou a prever eclipses, estimar equinócios, estabelecer calendários, fornecer dados à navegação e calcular distâncias inacessíveis.
Ao longo do tempo a Trigonometria tem vindo a alargar os seus campos de aplicação: Náutica; Telecomunicações; Informática; Engenharias; Música; Medicina, entre muitas outras.
O estudo da trigonometria é indispensável para os engenheiros, físicos, informáticos e praticamente todos os cientista.
Depois de realizar um trabalho de campo com a professora Solange Pinto Gonçalves, os alunos do 9º Ano tiveram a oportunidade de pesquisar e confirmar a importância deste ramo da Matemática. Confira os comentários: