31 de março de 2010

Hino Nacional


 Demonstração de amor e respeito ao país durante momento cívico
Muito se fala, no Brasil, da falta de civismo das crianças e jovens, porém há vários anos a educação não está mais voltada para esse fim.
Criado no governo de Getúlio Vargas, em 1936, o costume de se executar o hino nacional nas escolas (públicas ou privadas) tinha como objetivo maior fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à pátria.
Há alguns anos, tínhamos na grade curricular das escolas a disciplina Educação Moral e Cívica, onde eram trabalhados os hinos brasileiros, as armas nacionais, os órgãos mais importantes do Governo Federal e Estadual, dentre outros assuntos ligados ao civismo. Com isso, tínhamos uma população jovem ligada às questões políticas, de interesse nacional, demonstrando valorizar o Brasil.
Na tentativa de mudar essa desvalorização cívica e motivar a população a ter mais paixão pelo país, a partir de 22 de setembro de 2009, as escolas serão obrigadas a realizar o momento cívico, com a execução do hino nacional do Brasil, por, no mínimo, uma vez na semana.
Criada por Lincoln Portela (PR-MG0, a lei foi sancionada pelo presidente em exercício, José Alencar, e publicada no dia 21 de setembro de 2009.
Por ser de força maior, do Governo Federal, a medida deve ser cumprida em todo o país, não havendo mais a necessidade de aguardar as votações das câmaras municipais.
Com isso, cada escola deverá criar seu horário para cumprir o disposto na lei, realizando o momento cívico em todos os turnos de aulas – matutino, vespertino e noturno – caso haja aulas em todos esses horários.
Fonte disponível em: http://www.educador.brasilescola.com 

Ouça o Hino Nacional em ritmo de forró, o que causou muita polêmica.
 Em janeiro de 1999, o Pirata gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró.Sem desvirtuar os ideais de liberdade, coragem e amor à pátria, aclamados na letra de Osório Duque Estrada, esse arranjo da música de Francisco Manuel da Silva é uma manifestação de amor e respeito tanto ao Brasil quanto ao nordeste porque expressa um patriotismo cotidiano, genuíno e verdadeiro. Sem a menor intenção de afrontar os emblemas nacionais e a liturgia militar, o Pirata acredita ter o direito, como qualquer brasileiro, de tocar o nosso Hino do jeito que o nosso coração, patriota, cearense e "cabra da peste", bate.Mesmo assim, antes de iniciarmos a divulgação, enviamos a gravação para o então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Por telegrama, ele respondeu que não via “nenhum desrespeito nem depreciação do Hino Nacional no arranjo popular do sanfoneiro Adelson Viana e Pirata”. O Ministério Público Federal, porém, não entendeu o mesmo e entrou com uma ação na justiça contra a apresentação do Hino Nacional em ritmo de forró. Apenas em setembro de 2007, o Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, José Eduardo de Melo Vilar Filho, autorizou, enfim, a gravação e execução da versão em forró do Hino pelo Pirata na TV, rádio e shows ao vivo.
Fonte disponível em http://www.pirata.com.br/hino






Hino Nacional em Ritmo Brasileiro

Hino Nacional Cantado


Hino Nacional Brasileiro Lírico- Interpretação Paula Eduarda 11 anos ( Semi Finalista SBT " Qual é o seu Talento ")

Feliz Páscoa!

Abraços,
Elaine Lopes e Valéria Tavares

25 de março de 2010

Maratoninha 2010

Parabéns para todos os 40 alunos/atletas que participaram da "Maratoninha 2010" no dia 21/03 em frente ao Centro Administrativo, representando a nossa escola.
Esse evento, realizado pela Caixa Econômica Federal em parceria com a PMU, tem como objetivo estimular as crianças de 6 a 12 anos a praticar um esporte de forma saudável e prazerosa.
Parabéns especial para as alunas/atletas que conseguiram ganhar cada uma, uma bicicleta, pois ficaram em 1º lugar na bateria em que elas correram. São elas: Letícia Oliveira da Cruz (8º Ano 08) e Nathália Bruna da Silva Alves (7º Ano 14).
A Direção agradece e parabeniza o professor Eduardo Gomes Vieira ( Educação Física) pela iniciativa de incentivar e acompanhar nossos alunos nesse evento.

12 de março de 2010

Caçadas de Pedrinho


No Livro Caçadas de Pedrinho, o Marquês de Rabicó, o mais rueiro dos moradores do Sítio, descobre uma onça pelas redondezas, os meninos decidem organizar uma expedição para caçar a bendita fera. Nem Dona Benta, nem Tia Nastácia deveriam saber alguma coisa, senão...
Confira um trecho dessa aventura clicando aqui:

Game da Reforma Ortográfica