30 de junho de 2009

Banda Mirim

A Banda Mirim de Uberlândia se apresentou no nosso arraiá! Eles estão de parabéns!

Trabalhos

A decoração do nosso arraiá ficou um trem danado de bunito! Oia so!!!!

Festa Junina

Nosso arraiá foi bão demais, so! Espia as foto!

22 de junho de 2009



PROJETO: SPELLING

Atenção galerinha!
Vem aí a final do SPELLING!
Fiquem atentos!

O Projeto Spelling começou a ser desenvolvido pelas professoras de Língua Inglesa: Adriana de Oliveira Costa Lima e Sandra Ruffatto ( agora conta com a parceria da professora Fabiana) com o objetivo de apresentar uma diversidade de vocabulário da Língua Inglesa, explorando seu uso e também contextualizando no filme que os alunos assistiram: PROVA DE FOGO.
Conhecer o significado de algumas palavras pode despertar um interesse maior para a aprendizagem da língua estrangeira e levar o aluno a observar como o inglês faz parte da sua vida diária e a importância em aprendê- la.

5 de junho de 2009

Maneiras de ser Criativo e Original


1 - Saiba que há um tesouro em sua cabeça- uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características de seu cérebro custaria bilhões de dólares.

2 - Todo dia escreva pelo menos uma ideia sobre assuntos de seu interesse.

3 - Observe tudo cuidadosamente e absorva como se fosse a última vez que fosse ver.

4 - Aprenda a ouvir tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

5 - Descubra novas fontes de ideias, por meio de novas amizades, novos livros e até artigos como este.

6 - Mantenha o sinal verde de sua mente sempre aberto.

7 - Procure ter uma atitude positiva e otimista.

8 - Construa grandes ideias. Combine-as. Adapte-as. Modifique-as. Aumente-as. Diminua-as. Substitua-as. Reorganize-as.

9 - Evite situações que enfraqueçam seu cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas e excessos em geral.

10 - Use seu tempo com sabedoria. Lembre-se que grandes livros e grandes compositores musicais foram criados no tempo ocioso de seus criadores.


Fonte:Schultz,W. Criação e Consumo. in: Marchioni, R. Criatividade e redação. São Paulo: Loyola,1999,p.21

Colaboração: Helyseu de Jesus Ferreira

Curiosidades da Idade Média

















Estudando a Idade Média com a professora de História Márcia Lopes, os alunos levantaram questionamentos sobre algumas curiosidades, esse foi o ponto de partida para a pesquisa sobre as curiosidades da Idade Média.








Você sabia que:







Na Idade Média, não existiam os dentifrícios, isto é, pastas de dentes, escovas de dentes, perfumes, desodorantes e muito menos e papel higiênico... Os dejetos humanos eram despejadas pelas janelas do palácio...


Leia mais...
Higiene
Nos filmes de hoje, sobre a Idade Média, vemos as pessoas sendo abanadas. A explicação não está no calor, mas no mau cheiro que exalavam por debaixo das saias (que eram propositalmente feitas para conter o odor das partes intimas, já que não havia higiene). O primeiro banho do ano era tomado em maio,assim,em junho,o odor das pessoas ainda eram toleráveis.Entretanto como alguns odores já começavam a incomodar, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro. Daí temos “ maio como mês das noivas e a explicação da origem do buquê de noiva”.
Camila Silva, Miriã Magalhães – 6º 17
Dança
As danças teatrais foram proibidas, por representantes da igreja, pois algumas delas apresentavam movimentos muito sensuais. Mas os dançarinos ambulantes continuavam a se apresentar nas feiras e aldeias mantendo a dança teatral viva. Quando ocorreu a peste negra, uma epidemia que causou a morte de um quarto da população, o povo cantava e dançava freneticamente nos cemitérios, eles acreditavam que essa encenação afastava os demônios e impediam que os mortos saíssem dos túmulos e espalhassem a doença.
Bruno Eduardo Dantas dos Santos, Gleyferson Rodrigues Ferreira, Ramon Plech Fernandes, Weslayne Phiffer Sales Rodrigues Costa, Karina Claudino Munhoz,Lucas Rodrigues de Moura - 6º 9

O trabalho
Os camponeses passaram a estar obrigados a viver e trabalhar em um único lugar a serviço dos nobres feudais. Estes lavradores, chamados servos que se ocupam das terras de seus donos, a que chamavam senhor, recebiam como salário uma casa humilde, um pequeno terreno, alguns animais de granja e proteção aos foragidos de outros senhores.
Danilo Henrique dos Santos - 6º 9

As tradições de núpcias Medievais
O casamento como nós conhecemos, é uma união entre o homem e uma mulher pelo amor, com a finalidade de construir uma família e ter filhos, mas nem sempre foi assim.
Na Idade Média, segundo a igreja, o amor que deveria existir era o amor ao próximo, o casamento era uma instituição que servira apenas para reprodução da espécie e uma reunião de riquezas. Curiosamente em alguns feudos medievais existia o direito a primazia a primeira noite, ou seja, o vassalo (servo) solicitava licença pra casar, mas a primeira noite de núpcias era do suserano.
Ana Claudia, Camila Lopes, Juliana Aline e Kethleen Joana Jéssica, Michelle Caroline, Brena Lopes, Sarah Alves e Diego Mendonça – 6º 17

O vestido da noiva não era branco, era azul, porque azul era símbolo de pureza.
O bolo da noiva era de andares. E era costumes dos convidados trazerem, pequenos bolos que eram colocados uns em cima dos outros, e os noivos tentavam então beijar-se sobre os bolos sem os derrubar, para dar sorte e prosperidade.
Presentes do casamento:os convidados tinham que levar pelo menos três presentes de casamento, e a família da noiva era responsável pelo dote, já a família do noivo cabia o papel de dar aos noivos uma casa apropriada. O sacerdote que celebrava o matrimônio recebia o terceiro presente.
Gustavo Barcelos, Weverton Jesus, Jumar Bento - 6º 9

Vestuário
No ínicio as roupas eram feitas em casa, as famílias criavam ovelhas e cultivam o linho. Quando as cidades começaram a crescer, surgiram lojas especializadas, dirigidas por tecelões, alfaiates, remendões e outros artesões se organizavam em fazer roupas.
Nobreza: As rainhas tinham, regra geral, armários cheios de magníficos vestidos, muitos deles bordados a ouro e pedras preciosas. Os reis também se vestiam luxuosamente .
Clero: vestia vestidos compridos de lã com capas igualmente escuras e compridas, alguns andavam descalços, outros calçados com sapatos de couro e possuíam terços e adereços da sua religião.
Povo: essa classe social vestia-se com trajes práticos, já que a sua função,na maioria, era trabalho pesado e o comércio.
Natalia Lima Jorge, Thalita Oliveira e Taynara Fonseca de Lima, Monalisa - 6º 9

Os homens vestiam calças fininhas que parecia collant, também andavam de vestidos, saias e uma capa. Os soldados tinham roupas de ferro para se protegerem nas guerras.
As mulheres usavam toucas na cabeça, as cozinheiras usavam vestidos e saias grandes porque não podiam mostrar as pernas e os braços, só podiam mostrar as mãos e os rostos.
Lorena dos santos, Lorena Cristina, Jeiziane - 6º 15

Mulher
A mulher quando se casava simplesmente trocava de homem a qual tinha que submeter; o primeiro homem era seu pai.
Cabia-lhe a responsabilidade doméstica, exceto no caso de ser camponesa, a classe mais baixa que deveria acompanhar seu marido no trabalho feudal.
A prostituição era considerada “mal necessário”, pois curava vontade de jovens mais ainda assim prostitutas eram marginalidades das sociedade.
Kaliza Ribeiro dos Santos, Kaeli Estevam da Silva, Luiz Henrique Alves de Jesus - 6º 9


A Religião
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Dominava
o poder espiritual a igreja também tinha grande poder econômico,pois possuía terras em grande quantidade e até o mesmo servo trabalhando.Os monjes viviam em mosteiros, eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade.Passaram grande parte do tempo rezando e copiando livros e bíblias.
A igreja católica dominava o centro religioso.
Defensora do poder espiritual, a igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média.
A igreja também tinha grande poder econômico pois possuía terra em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas. Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da igreja eram per seguidos e punidos.
Kamila Eduarda Oliveira Silva, Lorrayne Andrade Do Vale - 6º 9/ Leonel do Nascimento 6º 17

A Medicina
A medicina na Idade Média não era muito desenvolvida em tecnologias. Os médicos até o século XIII eram escassos, e as terapias nem sempre eram suficientes e eficazes. Utilizavam-se medicações naturais como emplastos, ervas, etc. A ciência se dividia em duas partes: por um lado a medicina teórica que era estritamente ligada a Filosofia, por outro a cirurgia que era uma técnica mais apropriada para técnicos e para cientistas.
Bruna Cristine, Luan Alves, Erik Souza de Lima - 6º 15

A Arquitetura

Foi principalmente influenciada pelo recrudescimento das cidades (e consequente ruralização da Europa e criação de feudos) e a ascensão da igreja católica .A medida que o poder secular submetia -se ao poder Papal , passava a ser a igreja que detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitetônicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais.Durante praticamente todo o período medieval, a figura do arquiteto (como sendo o criador solitário do espaço arquitetônico e da construção) não existe.
Nyender Araújo Lima - 6º 15

A Igreja Católica assume nesse período um papel de extrema importância, filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tivessem temática religiosa.
Bárbara Elizabeth Costa Ramos, Ana Paula Ferreira Castilho, Sâmella Macedo Teixeira, Geovana Caroline da Silva, Luiza Raissa Souza, Karilla Stefany Guimarães Martins da Silva - 6º 15

Guerras
Desde pequeno os meninos eram treinados para serem guerreiros leais e corajosos. Um dos armamentos utilizados nas guerras era chamado de CATAPULTA, utilizado para arremessar objetos incandescentes. Pedro Henrique Miranda Araújo, Wignei Rodrigues Deodato Borges, Thallison Henrique Martins Silva - 6º 15

A guerra dos cem anos, que se estendeu por 116 anos, foi um conflito entre a França e a Inglaterra.
A França e a Inglaterra eram movidas tanto por ambições territoriais quanto por questões dinásticas (problemas de sucessão imperial). A principal região que teve maior disputa entre os dois reinos era Flandres.
Jéssica Fernandes, Bruna Batista - 6º 15

OS PRIMEIROS CASTELOS MEDIEVAIS

Os primeiros castelos eram de madeira.
A defesa era reforçada por guardas, que garantiam a proteção do lugar em troca de alimentação.
Ana Caroline R Gondin, Aline Silva Martins, Nathália Karolaine O Barcelos - 6º 15


Poder
Na Idade Média, o poder era descentralizado, ficando nas mãos dos senhores feudais a responsabilidade de defesa dos reinos. O rei era uma figura de poder subjuntivo a igreja, pois esta conseguia manter a ordem feudal vigente através do monopólio cultural.
Jhonatan,Yan, Lucas Enrick, Bruno Henrique, Leonardo José, Elizelto, Guilherme 6º 17

Infância
Aos sete anos marcava-se uma transformação na vida das crianças, mudavam-se os trajes, diferenciavam-se os gêneros, atribuíam-se as relações sociais, seja pela entrada no mundo do trabalho ou do estudo (muitas vezes com a saída de casa).
Giovani Fernandes, Leonardo Henrique e Lucas Boaventura – 6º 17