8 de maio de 2009

Palestra : Ética, Cidadania e Trânsito



Na Biblioteca Sebastiana Silveira Pinto, localizada na Escola Municipal Professor Jacy de Assis, Uberlândia-MG, aconteceu a palestra “Ética, Cidadania e Trânsito”, nos dias 04 a 09 de maio nos períodos da manhã e tarde.
A palestra dirigida pelos agentes Marcus Mendes Marques, Mauro César de Freitas e Charles Edílson Mendes de Brito, grupo do Setran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) foi muito importante para conscientizar os jovens sobre como comportar-se no trânsito. Respeitar normas e regras de circulação permitem aos pedestres e motoristas transitarem de forma segura e confortável. Porém, quando isto não ocorre surge a necessidade de trabalhar a educação para o trânsito e nada melhor do que a escola como um ponto de referência e discussão para despertar e educar crianças, jovens e adolescentes, pois são pessoas em desenvolvimento e podem ser disseminadores de comportamento e atitudes corretas.
Os agentes do Setran falaram sobre os principais problemas que atingem as ruas da cidade, como: falta de sinalização, calçada quase inexistente para a passagem de pedestres, placas de sinalização erradas e também a falta de espaço nas ruas próximas à escola. Como as vias de uma cidade, ruas e calçadas são espaços públicos e coletivos para todos circularem, não é raro as disputas por estes espaços, conflitos e acidentes de trânsito acontecem simplesmente pela falta de respeito e comportamento inadequado de todos os cidadãos.
Segundo Marcus Mendes Marques, numa cidade com aproximadamente 600.000 habitantes, e uma boa parte da população possuindo carro, o nosso cuidado deve ser redobrado. Para exemplificar esse cuidado, ele relatou um fato que aconteceu com seu próprio filho: “Meu filho estava num cruzamento, como pedestre, num Pare. Mas um motociclista despercebido acertou meu filho, jogando-o do outro lado da rua em um poste, ele quebrou vários ossos, incluindo o fêmur, mas graças a Deus ele voltará a andar.”
Outro tema abordado foi o “Beber e Dirigir” que os jovens acham que não tem problema nenhum, mas que coloca em risco a própria vida e a vida dos outros.
Trânsito é uma coisa muito séria, que na opinião de Marcus Mendes Marques, deveria também ser uma matéria na escola, porque todo cuidado é pouco. “Não dá para confiar no homem, porque por mais que você esteja certo, haverá alguém que está despercebido e pode causar um acidente”, diz Marcus.
Já que ser cidadão é ter direitos e deveres, no trânsito não é diferente, todos nós independente de sermos motoristas ou pedestres temos direitos e deveres.
Respeitar as placas, respeitar os sinais, usar o cinto de segurança é exercer a cidadania. São coisas simples, que fazem toda a diferença.

Colaboração:
Helyseu de Jesus Ferreira 9º Ano
Lívia Maria Rocha Gomes Campos 9º Ano
Bruna Kerolayne de Oliveira 9º Ano
Larissa Borges 9º Ano
Mirna Maria Barbosa Pereira (Professora de Língua Portuguesa)
Juliane Cristina do Nascimento (Professora de Língua Portuguesa)
Luiza de Resende (Professora de Geografia)
Heles Leila Diniz (Professora de Informática Educativa)

2 comentários:

Unknown disse...

eu que escrevi achei que ficou muito bom!!!!!
outros deveriam dar uma olhada.

Unknown disse...

ficou bom